Cuidados com as mamas



CUIDADOS COM AS MAMAS DURANTE A GESTAÇÃO

Durante a gestação, sob a influência das mudanças hormonais desse período, as mamas sofrem uma série de alterações: elas aumentam de tamanho,tornam-se mais pesadas, ficam mais sensíveis e muitas vezes doloridas,os mamilos escurecem e pequenos tubérculos na aréola aumentam em quantidade e tamanho.Essas alterações já fazem parte da preparação natural para a amamentação.Porém, podemos ajudar nesse processo, escolhendo práticas seguras e realmente benéficas:

-USO DE SUTIÃ: escolher peças que promovam boa sustentação para suas mamas, que estarão mais pesadas e também sensíveis.Portanto, escolha peças confortáveis de alças largas, sem costura,sem arames e de materiais confortáveis como o algodão e microfibra.Você deve usá-los durante o dia e à noite, sempre!

-SOL: a exposição dos mamilos ao sol por uma hora ao dia a partir do terceiro trimestre ajuda no aumento de resistência da pele da aréola e mamilos, diminuindo a chance de fissuras na amamentação.Faça isso antes das 10hs ou após as 15 hs. Caso isso seja complicado ou até inviável pra você, pode expor as mamas a banhos de luz utilizando lâmpadas de 40 watts,a um palmo de distância.

-LIMPEZA  E USO DE CREMES: lavar as mamas apenas com água, evitando o uso de sabonetes nos mamilos e aréola , pois isso retira os emolientes naturais que protegem essa região.O uso de cremes hidratantes e óleos devem ser restritos à mama, evitando a aréola e os mamilos.

EVITE: o uso de buchas ou toalhas para esfoliar os mamilos estão contraindicados!Causam lesões nos mamilos, tornando-os ainda mais sensíveis.Esta prática deve ser abandonada!Os exercícios para aumentar a protusão dos mamilos, indicados principalmente para mamilos planos e invertidos estimulam a liberação de ocitocina pela hipófise, substância que estimula contrações uterinas.Essas contrações causam cólicas e podem  desencadear um trabalho de parto antes do tempo.Além disso, podem lesionar os mamilos.

 Dra. Barbara Augusta do Nascimento CRM 5264096-4

Tipos de mamilos e correção de mamilos planos e invertidos:

Protusos: com a papila proeminente,são os mais comuns e ideais para a boa pega do bebê.

Planos: papila não proeminente.

Invertidos: papila invertida; na tentativa de corrigi-la com expressão manual ela se inverte ainda mais.São raros.

Pseudoinvertidos: são semelhantes, à primeira vista, aos invertidos. Porém, com leve expressão manual eles tornam-se protusos.
 


Durante a gestação, além dos cuidados básicos com as mamas, podemos corrigir mamilos planos e invertidos para permitir a boa pega do bebê. Exercícios manuais estão contraindicados pois podem causar lesões locais ou contrações uterinas. Porém , algumas técnicas bem executadas são eficientes e inócuas:

O uso de conchas sob o sutiã por 2 a 4 horas por dia, durante o terceiro  trimestre pode resolver essas situações, com pouco trabalho e gasto!



Não se apavore se os seus mamilos não forem protusos, nem desista de amamentar.
A boa pega e sucção do bebê são os melhores "corretores" dos mamilos planos;porém devemos usar posições alternativas para o bebê durante a mamada, 

 Dra.Barbara Augusta do Nascimento
CRM 5264096-4






2 comentários: