segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bisfenol A (BPA) e seu bebê




O Bisfenol A, também identificado pela sigla BPA, é um composto usado na fabricação de alguns tipos de plásticos e utilizado na fabricação de mamadeiras, potes, pratos, garrafas plásticas, revestimentos de embalagens de alimentos,etc. O BPA está proibido no Canadá,China, União Européia. A ANVISA proibiu o uso de BPA desde janeiro de 2012 em mamadeiras e artigos voltados para a alimentação de lactentes, com a intenção de proteger bebês e crianças de até um ano de idade. Em relação aos outros produtos com BPA a ANVISA afirma que não há justificativa para adotar outras medidas restritivas.
O bisfenol A presente no plástico se decompõe e é transferido para o alimento quando aquecido, e em maiores quantidades quando se trata de alimentos gordurosos como carnes e peixes, ácidos como molho de tomate, suco de maçã ou laranja e também em contato com o álcool.
Alguns dos males para a saúde provocados pelo bisfenol A podem ser alterações no funcionamento da tireóide,puberdade precoce,obesidade infantil,infertilidade, alterações neurológicas como hiperatividade, câncer de mama, aborto, prematuridade e restrição de crescimento intra-uterino.Os estudos ainda estão em andamento e ainda não são totalmente conclusivos.Embora não se tenha determinado os níveis seguros para a exposição da população a este composto sem que seja donoso para a saúde, sabe-se que é mais grave para fetos (mulheres grávidas), bebês e crianças no início da seu desenvolvimento.
Algumas dicas importantes para evitar ingerir o bisfenol A (BPA) podem ser:
  • Trocar os recipientes de plástico por recipientes de vidro, aço inoxidável ou recipientes de porcelana;
  • Nunca aquecer alimentos em recipientes de plástico no microondas;
  • Não usar copos de plástico para ingerir bebidas alcoólicas;
  • Ler atentamente a embalagem dos alimentos industrializados antes de comprar para verificar a presença de BPA no revestimento, pois muitos alimentos são tratados termicamente depois de embalados e no caso de alimentos como molho de tomate a sua acidez favorece à transferência de maiores quantidades de BPA do revestimento para o alimento.
  • Verificar a informação no fundo nos recipientes de plástico ao lado do simbolo de reciclagem há um número que se for 3, 6 ou 7 possui maior toxicidade. Outra opção é ligar para o fabricante e pedir informações.
  • No caso de equipamentos para bebês, é importante procurar produtos e utensílios isentos de BPA que já existem a venda assim assinalados.
  • Respeitar a data de validade dos produtos embalados incluindo água, refrigerante, loção ou mesmo sabonete líquido. Quando se tratar de produtos que duram muito tempo, como óleo de bebê ou elixir bucal por exemplo, transfira-os para garrafas de vidro ou distribuidores de cerâmica.
A ANVISA PROIBIU  O BPA MAS PREFIRA SEMPRE COMPRAR MAMADEIRAS E UTENSÍLIOS PARA ALIMENTAÇÃO DO SEU BEBÊ DE MARCAS CONHECIDAS E CONFIÁVEIS, QUE POSSUAM ESSA INFORMAÇÃO ESPECIFICADA EM SUA EMBALAGEM.EXISTEM TAMBÉM MAMADEIRAS DE VIDRO DISPONÍVEIS, MAS SÃO UM POUCO MAIS CARAS E MAIS DIFÍCEIS DE ENCONTRAR NO BRASIL.
EM RELAÇÃO AO ARMAZENAMENTO DE LEITE MATERNO,O INDICADO É UTILIZAR VIDROS COM TAMPAS PLÁSTICAS E DE ROSCA.PORÉM, EXISTEM POTES PLÁSTICOS DISPONÍVEIS NO MERCADO PARA ESSE USO DE MARCAS COMO A AVENT, NUK E MEDELA:SÃO BPA FREE, E COM BOA VEDAÇÃO , POR ISSO PODEM SER UTILIZADAS....MAS ATENÇÃO: NÃO SE ARRISQUE COM QUALQUER PRODUTO!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário